11
maio

Dicas de Compostagem Caseira

Cuidar de uma composteira é bem fácil. Mas, como uma composteira é algo vivo, alguns desequilíbrios podem acontecer. As dicas desse post são pra que isso não aconteça, ou aconteça só raramente. 

Separando as cascas e restos de alimentos pra colocar na composteira

Não coloque todo dia, a não ser que você tenha uma família grande e produza bastante lixo por dia. O melhor é juntar durante uma semana em um pote com tampa. A tampa é importante pra não juntar mosquitos que colocam ovos e viram mais mosquitos.

Mas, como você pode imaginar, o lixo vai apodrecer em uma semana ali dentro. Por isso, a dica é: deixe esse pote no congelador enquanto ele enche. Assim, quando você for esvaziar o pote colocando na composteira, seu lixo não vai ter apodrecido, não vai ter cheiro ruim, não vai atrair bichos e não vai atrapalhar o equilíbrio da sua composteira. 

Aí é só colocar o lixo, esperar um pouco pra ele descongelar, ajeitar em um cantinho e cobrir bem com matéria seca (folhas secas ou serragem).

Outra coisa que vai facilitar a decomposição dos restos de alimentos é deixar os pedaços das comidas pequenos. Dá pra cortar um pouco quando tiver cozinhando, pra facilitar. 

Tem diferença entre usar folhas secas e serragem na composteira?

Tem sim! A serragem absorve mais e melhor a umidade do composto. Além de deixar mais espaços por onde o ar pode passar. Por isso, acho que é mais rápido quando usamos serragem na composteira. Quando se usa folhas secas, sentimos que fica muito úmido, teve mais mosquitos e demorou um pouco mais. Isso não chega a ser um problema, mas é uma diferença. Dá também pra misturar serragem e folhas secas. 

O que pode e o que não pode ir numa composteira?

Algumas coisas tem passe livre, outras podem só de vez em quando e outras são proibidas de colocar numa composteira de minhocas.

O que pode sempre: frutas, verduras, legumes, grãos, sementes, saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra e filtro de café e cascas de ovos.

O que pode de vez em quando: frutas cítricas (você pode fazer desinfetante natural com as cascas e secar ao sol antes de colocar na composteira, aí tá liberado!), laticínios, comidas cozidas, guardanapos e flores ou ervas medicinas.

O que não pode: carnes, limão, temperos fortes (alho, pimenta, cebola), líquidos (iogurte, caldos, sopas, etc), óleos e gorduras, fezes de animais domésticos e papel higiênico.

Para ajudar no processo, o ideal é não colocar as cascas dos restos de alimentos sem dar uma cortadinha em pedaços menores. Não é nada gourmet, é só para os pedaços ficarem um pouco menores mesmo.

Prontinho! Mãos à obra pra reduzir em até 51% o lixo da sua casa, evitar de enviar um lixo fedido e que pode atrair bichos e contaminar o chão pros aterros, ter um adubo poderoso em casa e ajudar o planeta!